terça-feira, 1 de setembro de 2015

1ª SÉRIE/ESTRUTURA DA TERRA - EXERCÍCIOS

ESTRUTURA DA TERRA 
 

1. (Acafe)  A litosfera é a camada sólida mais superficial de nosso planeta. Ela é formada por rochas e minerais e faz parte do cenário onde se desenvolve a vida, juntamente com outras camadas ou esferas.
Sobre a litosfera, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
a) As bacias sedimentares resultam de acúmulos de sedimentos em depressões a partir da era Paleozoica e nelas são encontrados os combustíveis fosseis como o carvão mineral e o petróleo.   
b) A litosfera está dividida em placas tectônicas que flutuam sobre um material pastoso e cujos limites estão sempre em movimento, provocando instabilidades geológicas como vulcanismo e abalos sísmicos.   
c) As relações entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera não interferem no modelado terrestre, não afetam o ciclo das águas e nem os fenômenos meteorológicos, pois cada camada ou esfera age independente uma da outra.   
d) Das três estruturas geológicas que aparecem na crosta terrestre, ou seja, os maciços ou escudos antigos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos, somente a terceira estrutura não existe no Brasil.   
   
2. (Uepb)  No cartograma abaixo, as áreas escuras representam as maiores elevações da Terra, formadas a partir de movimentos orogenéticos no Período Terciário, cuja ação dos agentes erosivos ainda não foi suficiente para provocar grandes desgastes.


Tais estruturas são: 
a) Bacias sedimentares    
b) Escudos cristalinos    
c) Dobramentos modernos    
d) Planaltos sedimentares    
e) Bacias de afundamentos tectônicos   
 



 
3. (Fgvrj)  Os terremotos, os vulcões e a formação de montanhas são atividades geológicas de enorme importância que ocorrem na Terra. Observe no mapa a localização das zonas sísmicas e dos principais vulcões.
Com base nesse mapa e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar:


a) Somente o movimento de separação das placas tectônicas causa terremotos.   
b) Somente o movimento de separação das placas tectônicas causa vulcanismo.   
c) Em sua maioria, as zonas sísmicas e os vulcões localizam-se no centro das placas tectônicas.   
d) Em sua maioria, as zonas de intensa atividade sísmica e os vulcões localizam-se nas bordas das placas tectônicas.   
e) As zonas de intensa atividade sísmica se distribuem de forma aleatória, sem relação evidente com o movimento das placas tectônicas.   
 


4. (Ufsj)  Observe a imagem abaixo.



A área de risco representada pela imagem está associada
a) à construção em encostas.   
b) à ocupação de planície de inundação.   
c) à grande quantidade de chuva ao longo do ano.   
d) ao lixo acumulado no solo.   







 
5. (Ucs)  A colisão das placas tectônicas faz com que se acumule muita tensão nas bordas dessas placas. Quando as pressões chegam a um determinado nível, ocorre a liberação da energia acumulada, que chega à superfície e provoca abalos e tremores. A força de um abalo sísmico é dada pela sua intensidade ou magnitude.
Observe o desenho.

O ponto A, no desenho, corresponde à origem do sismo e o ponto B, à projeção do sismo na superfície.
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos pontos A e B, do desenho ao lado.

a) hipocentro – epicentro   
b) epicentro – terremoto   
c) epicentro – hipocentro   
d) tremores – epicentro   
e) hipocentro – terremoto   
 
6. (Feevale)  "As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a atrapalhar o espaço aéreo argentino, obrigando as companhias aéreas LAN Argentina, Aerolíneas Argentinas e Austral a cancelarem dezenas de voos programados para decolar do aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, nesta terça-feira (26). No Uruguai, pelo menos 15 voos também foram cancelados devido às cinzas".

(Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2011.)

A questão envolvendo o vulcão chileno reacendeu a discussão sobre os riscos da região da Cordilheira dos Andes, especialmente pela existência de vulcões e terremotos, que ocorrem em função de essa região estar em área de choque de:
a) placas tectônicas.   
b) massas de ar.   
c) montanhas.   
d) correntes marítimas.   
e) rochas.   
 
  7. (Upf)  “A Terra é um sistema vivo, com sua dinâmica evolutiva própria. Montanhas e oceanos nascem, crescem e desaparecem, num processo dinâmico. Enquanto os vulcões e os processos orogênicos trazem novas rochas à superfície, os materiais são intemperizados e mobilizados pela ação dos ventos, das águas e das geleiras. Os rios mudam seus cursos, e fenômenos climáticos alteram periodicamente as condições de vida e o balanço entre as espécies.”
(Cordani e Taioli, In: Almeida e Rigolin, 2008, p. 39)
Sobre a dinâmica interna da Terra afirma-se:

I. Os _______________________ compreendem os deslocamentos e deformações das rochas que constituem a crosta terrestre.
II. Os _____________________ocorrem quando as rochas sofrem uma série de deformações quando submetidas a um esforço proveniente do interior da Terra.
III. Os ________________________ ocorrem quando as rochas são submetidas a um esforço interno de grande intensidade no sentido vertical ou inclinado.
IV. Os ___________________ é uma montanha que se forma da erupção de material magmático em estado de fusão. Um dos maiores desastres causados por esse fenômeno ocorreu em 1883 em Sonda, no arquipelago da Indonésia, tirando do mapa uma parte da ilha, destruindo cidades e vilas e matando milhares de pessoas.
V. Uma das manifestações mais temidas e destruidoras dos movimentos da crosta terrestre são os ______________________________, que são causados pela ruptura das rochas provocadas por acomodações geológicas de camadas internas da crosta ou pela movimentação das placas tectônicas.
A alternativa que completa corretamente as afirmativas é:
a) movimentos tectônicos; dobramentos; falhamentos; vulcões; terremotos   
b) terremotos; falhamentos; dobramentos; vulcões; movimentos tectônicos.   
c) vulcões; falhamentos; terremotos; movimentos tectônicos; dobramentos   
d) movimentos tectônicos; falhamentos; dobramentos; terremotos; vulcões   
e) terremotos; vulcões; falhamentos; dobramentos; movimentos tectônicos   
  8. (Udesc)  A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozoico, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma semilíquido e passeando em diferentes direções.
Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial.
a) Gaia   
b) Placas Tectônicas   
c) Folhelhos de Wegener   
d) Riftis   
e) Pangeia   
   9. (Udesc)  São agentes internos de transformação de relevo:
a) vulcanismo e abalos sísmicos.   
b) tectonismo e correntes marítimas.   
c) erosão e vulcanismo.   
d) intemperismo e abalos sísmicos.   
e) o homem e vulcanismo.   
 



10. (Ufjf)  Observe abaixo a representação do supercontinente do sul.



Em 1912, a ideia do movimento dos continentes foi seriamente considerada como uma teoria científica designada "Derivados Continentes" e publicada em dois artigos pelo meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener. Ele argumentou que há cerca de 200 milhões de anos, ainda na Era Paleozoica, havia um supercontinente do sul denominado:
a) Pantalassa.   
b) Gondwana.   
c) Laurásia.   
d) Pangeia.   
e) Litosfera.   
 
FAÇAM OS EXERCÍCIOS NA SEMANA QUE VEM EU POSTO O GABARITO
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário